terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Não percebi

Numa das minhas visitas ao tek.sapo.pt, deparei-me com este artigo

Radiohead lideram tops com álbum pré-distribuído na net, a curiosidade levou-me a ler o artigo, tudo muito bem até chegar ao 2o parágrafo que cito aqui:

"Os números de vendas do álbum não são brilhantes e representam menos de metade das vendas conseguidas pela banda britânica com o seu álbum de maior sucesso. O In Rainbows vendeu até agora cerca de 132 mil cópias, contra as mais de 300 mil cópias vendidas com o primeiro álbum da banda. Em todo o caso, o próprio mercado musical tem recuado nos últimos anos e os níveis de vendas são hoje mais tímidos que há três anos atrás."

Li isto repetida vezes e continuo sem parceber nada disto, tentei esquematizar:

- O In Rainbows vendeu menos de metade do seu album de maior sucesso
- O In Rainbows vendeu 132.000 cópias e o primeiro album da banda vendeu mais de 300.000
- O mercado agora está diferente do que estava há 3 anos atrás

Se não conhecesse os Radiohead o que retiraria daqui seria

- O album de maior sucesso dos Radiohead foi o primeiro albúm que foi lançada há 3 anos

Não deixo de achar esquisito fazerem a comparação de um album que foi lançada para venda há algumas semanas com um album com vários anos (sejam 3 ou 15 como é o Pablo Honey que é o primeiro album dos Radiohead).

Tudo isto não me teria chamada à atenção se tivesse encontrado este texto num site qualquer, mas não foi, foi encontrado num dos sites com mais visitas a nível nacional.

Este post estava aqui nos rascunhos há alguns dias, não tinha acabado do o escrever, mas outra descoberta também nums dos sites do sapo fez-me ir busca-lo e terminar.

Neste caso o site é o fama.sapo.pt e a notícia é Chuva de estrelas na festa dos Críticos de Cinema, a questão aqui passa por erros nos nomes das pessoas que podem levar ao engano, nesta notícia referem-se aos Irmãos Coen como Irmãos Cohen, Joel e Etan, no entanto os nomes reais são Joel e Ethan.

Esta situação também poderia passar despercebida, mas o problema é que também existem um Joel Cohen e um Etan Cohen, o que poderia levar a algumas confusões, mas isto sou eu que sou picuínhas.

Sei que o Sapo não tem responsabilidade em nenhum dos casos, visto os sites serem editados por outras empresas, no entanto no Sapo, pela empresa que é, deveria exigir-se o mínimo de qualidade.



Sem comentários: